Patrick Head


Nome: Patrick Head
Nascimento: 5/6/1946
Funções na Williams: Co-fundador, projetista, diretor técnico e chefe de engenharia
Tempo na equipe: 1977-2012


Patrick Head entrou no mundo do automobilismo após se graduar em engenharia mecânica em 1970 e depois ir trabalhar na fábrica  da Lola, onde ele trabalhou junto com outro grande projetista, John Barnard. foi na Lola que ele e Frank Williams se conheceram, mas a parceria entre os dois só aconteceria quando os dois se reencontravam na Wolf-Williams, em 1976. Após romper com Walter Wolf, Williams convidou Head e os dois fundaram a equipe Williams que conhecemos hoje em dia. Enquanto Frank ficava na parte administrativa, Patrick cuidava apenas do carro. Em 1978,ele projetou o seu primeiro carro, o FW06. E durante 26 anos, Patrick participou da concepção de todos os carros da Williams.


Em 1986, Head teve que assumir a chefia da equipe após o grave acidente de Frank Williams. E no ano de 1986, ele acabou tendo problemas de relacionamento com Nélson Piquet, resolveu dar preferência ao Mansell, criando uma rivalidade que acabou fazendo a Williams perder o título de pilotos. Em 1987, voltou a sua função de projetista e diretor técnico.


Em 2005 Head deixou suas funções e foi ser o diretor de engenharia, cargo que ele manteve até 2012, quando ele se desligou totalmente da equipe de F1 da Williams. Desde então Head comanda a Williams Hybrid Power Limited, braço da equipe Williams especializada em desenvolver carros com energia híbrida. A Audi e a Porsche já fizeram carros híbrido em parceria com a Williams Hybrid Power, o que mostra a importância desse projeto comandado por Head.


Comentários